Make your own free website on Tripod.com

Cure and Care - Clínica da Ansiedade, Lda.

Home
Quem somos?
Serviços
Acordos
Ansiedade
Formação
Instalações
Contactos e Localização
Marcações Online

 
TERAPIA COGNITIVA

42-15249341.jpeg

A Terapia Cognitiva é baseada na premissa de que são os seus pensamentos, não os acontecimentos externos, que o fazem ficar ansioso. Ao interpretar uma situação, primeiro atribui um significado e só depois fica preocupado ou nervoso. Uma vez que a ansiedade se baseia numa interpretação errada da realidade, diversos estudos revelam que certos pensamentos e imagens mentais acompanham automaticamente a experiência da ansiedade. Estes pensamentos ou cognições, focam habitualmente o futuro: “Serei despedido”; “Perderei o controle de mim próprio e serei humilhado”; “Morrerei de um ataque de coração”; “Se for para o hospital desmaio de medo”.

 

A experiência com pessoas que sofrem de ansiedade mostrou a eficácia da Terapia Cognitiva, porque se ocupa com a forma como os nossos padrões de pensamento afectam as nossas emoções e o nosso comportamento. Exemplificando, ao olhar para um copo meio de uma bebida que gostamos podemos pensar: que está meio vazio, o que faz com que fiquemos tristes; ou meio cheio, que faz com que fiquemos contentes.

 

É ainda importante referir, que a psicoterapia é um processo de exploração do funcionamento psicológico do cliente com a ajuda do terapeuta, levando a um maior auto-conhecimento em relação a factores como a influência dos acontecimentos na história pessoal, a personalidade e padrões de relacionamento interpessoal. Assim, este processo propõe ao cliente uma oportunidade de aprender a comportar-se, a sentir e a pensar diferentemente, de forma a desenvolver uma maneira mais produtiva e feliz de estar na vida.

 
© Copyright 2005
Cure and Care - Clínica da Ansiedade